sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Governo põe Itaipu sob suspeita de sobrecarregar rede .

Apesar de o diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, ter dito ainda na terça-feira que a usina havia contribuído com "zero de problema" para o blecaute que atingiu 18 Estados do País, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vão investigar a geração da hidrelétrica na noite da pane no sistema de transmissão. Os órgãos de regulação e de planejamento da geração e distribuição querem saber se a produção a plena carga das 18 turbinas de Itaipu (11.850 megawatts) sobrecarregou e fragilizou as linhas de transmissão, deixando-as mais vulneráveis a "incidentes meteorológicos".

PUBLICIDADE
A Aneel terá de saber também se o planejamento da produção de Itaipu foi devidamente autorizado pelo ONS e se, eventualmente, houve erro do próprio Operador Nacional ao permitir uma produção acima do suportável pela rede de transmissão. "Itaipu pode ter trabalhado em zona de risco", disse ontem ao jornal O Estado de S. Paulo uma fonte do governo.
Essa pressão sobre a rede pode até forçar um curto-circuito, levando a um desligamento em cascata do sistema de transmissão. "Raios, ventos e chuvas fortes", causas apontadas pelo ministro Edison Lobão (Minas e Energia) para o blecaute de terça, podem apenas ter precipitado uma pane que já era iminente.
Reação

Um comentário:

Prof. Fabiano Reis disse...

olá professor, sou professor, sou professor do Armando Fajardo, gostaria se podesse entrar em contato com o senhor meu e-mail e MSN é: fabianobiologico@hotmail.com

grato pela atenção

Parabéns pelo excelente blog.

VISITANTES Nº